Imunidade Nata
- Raissa Lorena de Oliveira
- 20 mai 2020
- 1 min de lecture
Dernière mise à jour : 28 oct. 2020
Presente desde o nascimento, é ela a responsável da primeira linha de defesa do nosso organismo, e não precisa de nenhum aprendizado. É uma imunidade chamada :
Natural ou passiva, pois transferida naturalmente e genéticamente da mãe ao bebe seja pela placenta ou pelo amamentação. Ela possui também, uma ação de barreira natural.
Não específica, porque não leva em conta a natureza do agressor, age de maneira simples e aciona os mesmos mecanismos em todos os seres humanos diante de uma agressão.
A pele e as mucosas são os maiores representantes. Elas agem como:
barreira física, que naturalmente nos separa de agressões externas (micróbios, radiação solar, etc.).
barreira química, através da produção de sebo e muco contendo inúmeras substâncias anti-sépticas, entre outras, que matam ou impedem o desenvolvimento de microorganismos indesejáveis.
barreira biológica,devido à existência de uma flora bacteriana invisível que impede a penetração ou o desenvolvimento de germes nocivos do ambiente externo.
Se os intrusos atravessarem essas defesas, o corpo desencadeia a resposta inflamatória, seja pela febre ou por mecanismos bioquímicos, ela é projetada para eliminar o invasor indesejado e depois reparar a área lesionada (cicatrização).

Referências
Comments